Quase 300 voluntários, 30 mil espigas de milho e 8 mil visitantes. Estes são alguns dos números da 2ª Festa do Milho, que começou neste fim de semana em Matão, mas continua nos próximos dias 8, 9 e 10 de março.
Ao longo de seis dias de festa, os voluntários se dedicam ao preparo de 12 opções de pratos doces e salgados, além do suco feito à base de milho.
A voluntária, Maria de Lourdes Silveira, explicou que é movida pelo amor a Deus. “É Ele que faz o chamado para a gente. Então, a gente tem que dedicar um tempinho a Ele“, disse em entrevista à EPTV.
No cardápio, há opções como a Chica Maluca, mini-pizza e pastel. Mas o tradicional bolo de milho é o destaque da festa.
“Eles têm uma receita aqui, só que dei uma mudadinha. Eu sou da roça, tenho costume de fazer bolo de milho e, graças a Deus, todo mundo aprovou. Tenho meu segredinho“, brincou a voluntária Iva Costa Feria.
Neste ano, os organizadores estão apostando em uma novidade: o bolinho de milho. “Tem um temperinho nosso. Aqui vai o milho triturado, cebola, alho, bastante cebolinha, chimichurri, páprica, um salzinho e o gostinho caseiro mesmo”, contou a voluntária Marli Cecília Joanse Comunhão.
O preparo começa cedo, por volta das 5h, deixando as espigas esparramadas pelo chão. Segundo o organizador, José Galbiatti, esta etapa tem uma explicação.
“Deixar o milho solto e não amontoado para não fermentar. Ele, ficando ralinho no chão, conserva a palha para fazer a pamonha e não gera problema para os alimentos”, explicou.
O padre Flávio Francisco Gomes explicou que todo dinheiro obtido com as vendas da festa será revertido em prol da comunidade. “Este valor vai para o término da capela Santa Clara que a gente, agora, vai colocar agora o piso, e também para ajudar nas obras e caridade da igreja”, afirmou.
A 2ª Festa do Milho ocorre na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica na Avenida Antônio da Silva Coelho, no Bairro Alto, em Matão.
EPTV