Durante o Goodwood Festival of Speed, que aconteceu no Reino Unido na última semana, a Red Bull mostrou um protótipo que está em fase final de desenvolvimento. O RB17 é o novo hipercarro da marca, com 1.200 cavalos de potência, apenas 900 kg e que promete fazer voltas em circuitos famosos, como Spa e Suzuka, tão rápido quanto um veículo de Fórmula
O RB17 nada mais é do que a despedida de Adrian Newey, projetista de muito renome no automobilismo, principalmente pelo seu trabalho na equipe de Fórmula 1 da Red Bull.
Newey é o grande nome por trás de tudo do RB17, desde a idealização até os toques finais. Foram dele os primeiros desenhos do carro.
A aerodinâmica, um dos pontos-chave do projeto, foi aperfeiçoada com a ajuda de especialistas em design automotivo formados pela Royal Academy of Art e contratados pela Red Bull. Com todos os ajustes feitos, o RB17 consegue gerar 1.700 kg de downforce quando atinge a máxima de 350 km/h.
O motor foi criado a partir de uma ideia de Newey. No começo, o projetista conta que queria um V8 biturbo, mas o seu barulho não soava tão bem, quanto o de um V10 aspirado que pode chegar a 1.500 rpm.
Montado no centro do carro, o V10 do RB17 entrega 1.000 cv às rodas sozinho. Para auxiliá-lo, há também um motor elétrico montado no câmbio, totalizando assim 1.200 cv de potência.
Ainda não se sabe os principais números e desempenho do carro, já que os testes da versão de produção só começarão a ser feitos em 2025.
No entanto, os números divulgados até o momento mostram que o RB17 será um carro capaz de fazer coisas incríveis, tendo o peso como seu diferencial frente a outros hipercarros.
Newey e sua equipe utilizaram um chassi feito de composto de carbono para reduzir o peso. Eles também optaram por não usar uma transmissão de dupla embreagem, trocando por um sistema com trocas de marcha mais lentas, mas que é bem mais leve. O resultado é um peso total de apenas 900 kg.
Para efeito de comparação, o Mercedes-AMG One, o hipercarro alemão que foi criado aos moldes de Fórmula 1, tem 1.067 cv e pesa 1.695 kg. Ou seja, tem cerca de 130 cv a menos e é quase 800 kg mais pesado.
O RB17 também é equipado com uma suspensão ativa, que foi banida da F1 em 1994. A escolha do sistema se deu pelo fato dele se adaptar perfeitamente à rigidez mínima do chassi.
Entre outros atributos, o carro ainda tem freios de carbono, pneus Michelin desenvolvidos exclusivamente para o projeto, um pequeno porta-malas no capô e espaço os dois ocupantes guardarem seus macacões e capacetes.
O projeto, que teve início em 2022, agora está na sua fase final. E Newey já afirma que a versão de produção será um pouco menor que o protótipo mostrado em Goodwood.
O RB17 será exclusivo para pistas, mas uma versão de rua está nos planos da Red Bull. Serão apenas 50 unidades produzidas na fábrica de Milton Keynes, no Reino Unido.
O preço do veículo não foi divulgado oficialmente, mas especula-se que cada unidade custará 50 milhões de libras, equivalente a R$ 35,3 milhões.
CNN