O estado de São Paulo têm 8 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (9). Todo o estado, entretanto, está em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios.
Veja a lista abaixo:
Pedregulho
Dois Córregos
Mairiporã
Itirapuã
Elias Fausto
Santo Antônio do Aracangua
São João da Boa Vista
General Salgado
No início de mês, o governo anunciou o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação e parques localizados na região metropolitana e interior do estado.
A decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.
O fechamento, segundo a Fundação Florestal, seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados.
Uma das unidades fechados é o Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, que em 2021 foi atingido por um grande incêndio, que consumiu 53% da área verde do local.
Criado em 1993, o parque abriga o último grande remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo. O local foi criado com o objetivo de conservar mata nativa e áreas de mananciais do Sistema Cantareira.
G1