Ana Soares dos Santos, 88 anos, caiu da cama e com fortes dores na cabeça e nas costas foi levada a UPA – Unidade de Pronto Atendimento da Vila Xavier. O médico constatou que não havia gravidade na queda e que as dores eram musculares. Receitou dipirona para conter a dor e deu alta para a idosa.
Ao chegar em casa, Ana Soares continuou a reclamar. Segundo a família, apesar do medicamento, a dor não passava. Horas mais tarde a mulher começou a ter espasmos e a família voltou a socorrê-la, mas a idosa não resistiu e veio a falecer.
A causa da morte foi atestada como traumatismo craniano, o que surpreendeu e revoltou os famíliares. Valdemar Ferreira dos Santos, filho de Ana Soares, está inconformado e não descarta que houve negligência no atendimento. "Eu esperava que o médico fosse pedir uma radiografia, para confirmar que não havia nenhuma lesão mais séria, como o traumatismo craniano. Mas ele foi incisivo, falou com tamanha convicção que as dores eram apenas musculares, por isso fiquei tranquilo”, disse.
Procurada, a responsável pela unidade disse que não falaria sobre o caso, que está agora sendo apurado pela Secretaria Municipal de Saúde, que deverá abrir sindicância para confirmar se houve falha no atendimento.
por Araraquara.com