Conhecida como uma região acostumada ao calor, algumas cidades do nordeste paulista registraram nesta quinta-feira (19) a madrugada mais fria do ano. Em Franca, houve geada. Os recordes de frio do ano foram detectado em Pradópolis, Ibitinga e São Carlos, de acordo com a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na primeira cidade, os termômetros marcaram 2,8ºC às 5h. Lá, antes disso, o dia mais frio do ano havia sido o último sábado (14), quando se registraram 3,5ºC.
Ibitinga e São Carlos tiveram temperaturas de 4,5ºC e 5,4ºC, respectivamente -as menores das cidades neste ano, segundo o Inmet.
Ribeirão Preto também viveu uma madrugada gelada. No aeroporto Leite Lopes, a menor temperatura registrada foi de 6ºC entre 5h e 7h.
No último sábado, a estação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em Ribeirão havia cravado mínima de 10,3ºC.
Além de Ribeirão, o frio também castigou Franca. Em alguns pontos na cidade, houve até registro de geada.
A estação do Inmet na cidade cravou uma temperatura mínima de 7,1ºC. A geada preocupa os agricultores, principalmente os produtores de café das cidades próximas à Franca. A Cocapec, cooperativa de café de Franca, porém, disse não ter notícias dos agricultores de que geadas afetaram a lavoura.
Apesar do frio dos últimos dias, previsão do Inmet é que esquente a partir do próximo final de semana.
O frio da semana, segundo a meteorologista Neide de Oliveira, é resultado de uma massa de ar fria que chegou ao Estado desde segunda.
Os próximos dias serão menos quentes, segundo Oliveira, porque a massa fria de ar deve se dissipar.
Hoje, a madrugada ainda deve ser fria, com mínima de 5º. A partir de amanhã, temperatura varia entre 10ºC e 28º. É partir de domingo que o clima volta a esquentar, com máxima de até 32ºC.
Da Folha de São Paulo