A Prefeitura de Nova Europa e o proprietário de uma área destinada ao plantio de cana denunciaram nesta sexta-feira à polícia o descarte irregular de lixo que seria proveniente de três municípios vizinhos: Araraquara, Rio Claro e São Carlos.
André Chierice, assessor ambiental da Prefeitura de Nova Europa, diz que diversos tipos de materiais foram encontrados, como produtos industriais, domésticos e até resíduos hospitalares e que existem evidências de objetos provenientes de Araraquara, Rio Claro e São Carlos. As prefeituras negam o despejo irregular.
Nos sacos, foram encontrados exames e radiografias de um hospital --cujo nome não foi informado--, material escolar e até equipamentos de proteção individual.
O assessor diz que o descarte coloca em risco a saúde de animais e pessoas e causa danos ao ambiente.
"Pode danificar o solo por causa da perfuração do chorume [substância líquida resultado do processo de apodrecimento de matérias orgânicas], havendo também a possibilidade de disseminação de diversas zoonoses, como a dengue [em razão do acúmulo de Aedes aegypti, transmissor da doença]."
A prefeitura lavrou um auto de infração para responsabilizar os responsáveis. A Polícia Civil investiga o caso.
Da Folha de São Paulo