Offline
Araraquara ocupa a segunda posição em ranking de queimadas no Estado
Notícias Região
Publicado em 16/08/2012

 

Araraquara aparece em segundo lugar no ranking de queimadas registradas no Estado de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora por satélite as regiões com grandes focos de incêndio. Só neste ano, 14 grandes queimadas foram registradas na cidade, contra apenas 1 caso até agosto de 2011, segundo o instituto.
 
Na região central, as cidades de Itirapina, Casa Branca, Araras e Descalvado também estão entre as 10 primeiras posições do ranking. A cidade de Barretos (SP) lidera a lista com 20 queimadas em 2012.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros de Araraquara, o índice refere-se ao fogo que atinge áreas maiores, como sítios e fazendas, de difícil controle. Já as queimadas nas áreas urbanas diminuíram. Até agosto, foram 214 registros, contra 596 no mesmo período do ano passado.
 
Fogo atinge mato próximo a vagões carregados com combustivel em Araraquara (Foto: Felipe Turioni/G1)
Para o técnico da estação meteorológica da Unesp de Rio Claro, Carlo Burigo, o motivo para a queda em áreas urbanas é a incidência de chuva no inverno. “Tivemos um outono e começo de inverno bastante chuvoso o que favoreceu o clima e evitou as queimadas, já que a vegetação estava verde”, explica.
 
Entretanto, ele prevê que os focos aumentem. “Estamos praticamente há um mês sem chuva e a tendência é continuar assim do fim de agosto até o início da primavera”, diz. “Nós estamos em uma região com muita cana de açúcar e devido à colheita, as queimadas são comuns”, completa.
 
Multas 
Outro motivo que favoreceu a queda, pelo menos por um período, segundo os bombeiros, foi a aplicação de multas aos donos de terrenos com focos de queimada. “Houve uma conscientização da população contra fogo em terrenos baldios e também uma diminuição em 60% pelos fatores e ações climáticas”, afirma o capitão Alexandre Luís dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Araraquara. De acordo com a Prefeitura, neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente autuou 62 proprietários e outros 67 estão sendo notificados.
 
Estado
O aumento dos focos de incêndio em Araraquara e em outras cidades da região é contrário à diminuição dos casos em todo o Estado de São Paulo. Nos seis primeiros meses do ano, foram 667 casos, contra 1.217 registrados no ano passado. As queimadas de cana estão proibidas no Estado entre às 6h e 20h.
 
Do G1
Comentários
Comentário enviado com sucesso!