Irmão mais velho disse em depoimento à polícia que pretendia ajudar o irmão mais novo a conseguir uma bolsa de estudos
Dois irmãos serão investigados por supostamente tentar fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Jaboticabal. No esquema, os dois trocacavam de identidade, para que o irmão mais velho fizesse o exame para o mais novo. Os jovens, de 18 e 22 anos, são de Taiaçu e foram detidos em uma faculdade de Jaboticabal, no domingo, antes do início do segundo dia de provas.
De acordo com a polícia, que registrou o boletim de ocorrência por falsidade ideológica, o irmão mais velho disse em depoimento que pretendia ajudar o irmão mais novo a conseguir uma bolsa de estudos com a nota do Enem.
No primeiro dia de provas, no sábado, a troca de identidade dos irmãos passou despercebida. Porém, no segundo dia, os dois nem chegaram a começar o exame, já que uma denúncia anônima já teria entregado o esquema.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os candidatos estão desclassificados do Enem.
O Inep informou também que tem conhecimento do caso, mas que a Polícia Civil é que investigará a ocorrência. A pena prevista para o crime de falsidade ideológica pode chegar a cinco anos de prisão (Com informações da EPTV).