Offline
MATÃO: Escolas de samba levam os temas futebol e tempo à avenida
Notícias Região
Publicado em 23/01/2013

 

'Liberdade e Alforria' e '100% Negro' contam com quase 200 integrantes.
 
 
Uma das paixões nacionais, o futebol, e algo que faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, o tempo, são os temas dos enredos das duas escolas de samba que desfilarão no Carnaval de Matão.
 
A escola de samba Liberdade e Alforria vai contar a história dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira. Pai e filho trabalham juntos na construção do carro alegórico que representa a conquista da Copa de 1994, a mais importante para Carlos Alberto Jarro.
 
“Foi o ano de nascimento do meu primeiro filho, então 1994 marcou muito”, diz. O filho, Douglas Jarro, herdou a mesma paixão do pai. “Sou fanático por futebol e por Carnaval, nem se fala, por isso esse ano será perfeito”, afirma.
 
A escola, que tem 15 anos, vai para a avenida com três carros alegóricos, sete alas e 180 integrantes. As fantasias e os adereços ainda não estão prontos e o trabalho não para. São 12 funcionários que se dedicam até 15 horas por dia.
 
Os integrantes precisam improvisar. O presidente da escola, Vanier Jarro, é também o carnavalesco; ele pediu férias do emprego para dar conta dos preparativos. “A escola é pequena, então a gente tem que colocar a mão na massa para ela andar”, justifica.
 
100% Negro
Na Vila Buscardi, periferia de Matão, fica a outra escola de samba da cidade, a 100% Negro. Em um barracão improvisado, o Carnaval também é feito em família. Luiz Celestino é o presidente e todos os parentes participam. “Meu cunhado faz parte da bateria, meu sogro mexe com os carros alegóricos, minha mulher faz os adereços e fantasias e por aí vai”, explica Celestino.
 
A escola tem 14 anos e em 2013 vai desfilar com 190 integrantes, 10 alas e três carros alegóricos. O enredo é o tempo e a expectativa é explicar a importância de aproveitar cada minuto na vida. O samba fala que há tempo para tudo, até para amar.
 
“O tempo mostra cada fase de nossa vida, a gente tem tempo de brincar quando é criança, tempo de amar quando é adolescente, tem tempo para tudo e no Carnaval o tempo é de alegria”, diz Andressa Alves, Rainha do Carnaval 2013.
 
Fonte: G1
Comentários
Comentário enviado com sucesso!