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Utam prepara entrada no mercado da capital com café em cápsula
Notícias Região
Publicado em 08/07/2013

Oitava maior indústria de café do país, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), e uma das mais tradicionais da região, a Utam prepara sua entrada na capital paulista por meio da rede varejista Pão de Açúcar.
 
O carro-chefe da empresa será o café em cápsula, produto destinado para a produção de expresso.Recém-lançadas pela Utam, as cápsulas demandaram investimentos de R$ 1,2 milhão e parceria exclusiva com a Kaffa --grupo português que disputa a liderança do setor na Europa.
 
De acordo com dados do setor, o café em cápsula ou monodoses é um dos produtos de maior demanda atual, impulsionado pelas vendas de máquinas de café expresso, que dobraram (para 850 mil unidades) no último ano.
 
Segundo a presidente da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, o comércio das cápsulas só foi possível depois da "experiência" em lojas da rede no interior do país, incluindo Ribeirão Preto, cujos pedidos cresceram dez vezes em três semanas.
 
Cápsulas compatíveis
 
Um dos facilitadores é a compatibilidade das cápsulas da Utam com as máquinas de café Nespresso, uma das marcas do setor que mais crescem no mundo.
 
Segundo ela, o produto foi idealizado de forma a não ser idêntico ao concorrente. A executiva contou que a ideia é atingir as regras de patente de produtos desse setor.
 
Na capital, a Utam vai disputar mercado com a Café do Ponto, que também é compatível com a Nespresso, e outras marcas não são conciliáveis com essa empresa, como as internacionais Lavazza, Delta e Etco.
 
A mineira Três Corações também já anunciou que irá entrar no mercado.
 
No segmento de monodoses, só que por meio de sachês, há também a Dolce Gusto, do mesmo fabricante da Nespresso (Nestlé).
 
Com o novo mercado e as vendas de café em cápsula, a Utam espera elevar seu faturamento em 8% neste ano.
 
De acordo com Ana Carolina, a expectativa é importar de Portugal até 4 milhões de cápsulas de café neste ano.
 
MÁQUINAS TAMBÉM
 
Para atuar no segmento das cápsulas, a Utam também adquiriu máquinas de café. O primeiro lote importado da China, com 2.500 unidades, deve ser comercializado no segundo semestre deste ano por meio de uma loja virtual na internet.
 
De acordo com Ana Carolina, para comercialização das máquinas de café expresso no Brasil, elas tiveram que passar por um processo de certificação.
 
O parceiro chinês também foi uma indicação da portuguesa Kaffa.
 
Com os dois produtos, a presidente da empresa de Ribeirão Preto estima que o faturamento deva crescer até 60% em 2014.
 
No ano passado, o faturamento da fabricante de café cresceu 19%, após um processo de mudança de imagem dos produtos e logotipo. Na ocasião, a Utam comemorou os 40 anos da marca. (Da Folha de SP)
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