Offline
Janeiro de 2014 é o mais seco dos últimos 22 anos na região
31/01/2014 12:50 em Notícias Região

Previsão de meteorologista também é de temperaturas altas em fevereiro.

solq

O mês de janeiro de 2014 registrou o tempo mais seco dos últimos 22 anos. A umidade está baixa em toda a região e chegou a 24% nesta semana em Bauru, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Por conta dos efeitos para a saúde, os médicos alertam que é preciso usar o protetor solar e beber muito líquido e também recomendam manter uma toalha molhada ou uma bacia com água no quarto.

“A umidade do ar está baixa porque não está presente um dos fatores que faz com que a umidade aumente, que é a chuva. Essa chuva é trazida pelas frentes frias, que estão sendo bloqueadas e desde dezembro não conseguem chegar ao estado de São Paulo”, informou o meteorologista, José Carlos Figueiredo.

E com poucas nuvens, a radiação chega a índices extremos. Quem trabalha nas ruas, por exemplo, como os garis, usam luvas, mangas compridas, toalha no pescoço e chapéu com proteção. E se proteger do sol e do tempo seco é fugir de doenças graves.

“O sol ajuda a gente a envelhecer. Por isso, a gente deve evitar o sol, um dos motivos. Outro fato é que os cânceres de pele, que no Brasil hoje estão presentes em mais de 10% da população, têm a sua origem solar, principalmente. Cânceres graves estão aumentando a sua incidência em função da exposição à luz solar”, informou o médico Ivander Bastazini.

A secura e a incidência de radiação não têm previsões animadoras para o próximo mês. “E fevereiro é preocupante também. Não há indícios de que fevereiro será normal”, enfatizou o meteorologista. (G1)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!