Offline
Embraer e Aeronáutica fazem negócio de R$ 7,2 bilhões para 28 cargueiros
Notícias Região
Publicado em 21/05/2014

Avião KC-390 será produzido em Gavião Peixoto a pedido da FAB. Primeira entrega do acordo assinado nesta terça-feira será em 2016.

embra

Hangar em Gavião Peixoto terá linha de montagem final do avião produzido a pedido da Força Aérea Brasileira (FAB) (Foto: Divulgação/Embraer)

A Embraer e o Comando da Aeronáutica assinaram nesta terça-feira (20), na unidade da empresa em Gavião Peixoto, um contrato de R$ 7,2 bilhões para a produção em série do KC-390. O acordo prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos com a primeira entrega programada para 2016.

Além das aeronaves, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico que inclui peças sobressalentes e manutenção. O acordo depende ainda de documentação complementar, o que deve ocorrer em 90 dias.

A presidente Dilma Rousseff, que participou da cerimônia de inauguração do hangar onde será instalada a linha de montagem final do avião, produzido a pedido da Força Aérea Brasileira (FAB), disse que a região será beneficiada com a geração de empregos diretos e indiretos e que a qualificação significa mudança de patamar no país.

A Embraer já tem negociações para a venda do KC-390 no exterior. "Nós temos 32 cartas de intenções já assinadas com outros países, que nós queremos transformar em contratos e outros países que já estão conversando conosco sobre a possibilidade de aquisição", afirmou o presidente da Embraer Jackson Schneider.

O avião
O KC-390 é um super cargueiro e será o maior avião fabricado no país. Com 12 metros de altura e 35 metros de comprimento, o avião terá capacidade para transportar até 23 toneladas de carga a uma velocidade de 870 quilômetros por hora. Ele pode ter várias missões, entre elas, ser usado como tanque para reabastecimento de outros aviões durante o voo, transporte de cargas e tropas, busca e resgate, além de combate as incêndios florestais.

A aeronave tem o menor custo total do ciclo de vida e a maior disponibilidade em sua classe, segundo a Embraer. Além disso, pode operar a partir de pistas curtas e semipreparadas. Um sistema de comandos elétricos de voo (fly-by-wire) com funções otimizadas garante o melhor desempenho de missão e voo seguro, com reduzida carga de trabalho da tripulação.

G1

Comentários
Comentário enviado com sucesso!