Offline
Do samba ao rock, do jazz à música jamaicana; cardápio musical variado agita a 8ª Virada Cultural em Araraquara
Notícias Região
Publicado em 22/05/2014

Encontro tem ínicio neste sábado (23) em vários pontos da cidade

viradaara

‘O Mistério Bufo’ é uma das atrações da Virada

Não só de teatro e circo é formada a programação da 8ª Virada Cultural em Araraquara, que ocorre neste fim de semana, gratuita para todo mundo. Também estão previstos diversos shows musicais, de variados estilos.

A abertura da programação é com o DJ Barata, no sábado, às 19h, no Palco Externo do Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear). Nascido em Salvador, Lucas Barata passeia com tranquilidade pela história da MPB dos anos 1960 e 1970. No repertório, tocado com discos de vinil, há samba, instrumental brasileiro, tropicália, bossa nova, latin jazz, entre outros.

Na sequência, às 19h30, é a vez da prata da casa Mecânica dos Solos. No palco, os músicos desfilam o show “Intenção Jazz”, com canções de importantes compositores, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Eumir Deodato, Herbie Hanckock, entre outros.

Depois, ainda no Palco externo, às 21h, é a vez da música negra da Aláfia. Entre batuque de umbigada, ensaio de escola de samba, jongo e baile black, o grupo é formado por dez componentes e promete uma apresentação com suingue.

Às 22h30, o Samba da Vela pede passagem. Com 14 anos de carreira e conhecido por ter seu tempo de apresentação medido por uma vela, que é acesa no início do show, o grupo divulga o trabalho de compositores desconhecidos do público, cujas músicas foram gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Alcione, entre outros.

Ao fim do samba, à 0h, o cantor Otto, uma das principais atrações da Virada, encerra a programação de sábado no Cear. Membro original das bandas Mundo Livre e Chico Science e Nação Zumbi, o músico apresenta o repertório de seu álbum mais recente, “The Moon 1111”, com referências de Pink Floyd, Fela Kuti e Odair José.

Ainda no sábado, só que no Sesc Araraquara, a única atividade musical é a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, às 18h30. Criada originalmente por Sergio Soffiatti e Felippe Pipeta e carinhosamente apelidada de OBMJ, a orquestra apresenta seu novo álbum e segue com sua missão: fazer dançar, divertir e trazer ao público a música brasileira, tão rica e plural, embalada pelos ritmos jamaicanos.

Ainda no sábado, das 20h às 22h15, na praça do Daae, a música araraquarense ganha espaço com shows de Hobby Music, Maria Roza e Gaetaço, Chorinho Naquela Mesa e Johnny Sue.

Domingo
O som começa no domingo, novamente, a cargo do DJ Barata, às 15h, no Palco Externo do Cear. Lá, meia hora depois, às 15h30, o show fica por conta da Volver. Formada em 2003, a banda divulga seu primeiro disco, “Canções Perdidas Num Canto Qualquer”, que reúne a estética do rock dos anos 60, jovem guarda e novo rock.

Depois, no mesmo palco, é a vez de uma das atrações mais aguardadas: Thiago Pethit, às 17h. No repertório, um resgate aos elementos do universo do cabaré alemão dos anos 1930, com foco em autores/compositores como Bertolt Brecht e Kurt Weill. 
Gal Costa, na sequência, às 18h30, encerra oficialmente a programação da 8ª Virada Cultural Paulista. Diva da MPB, ela apresenta seu 30º álbum, “Recanto”. Nele, músicas escritas por um parceiro dessa época, Caetano Veloso, e apresenta uma sonoridade experimental, misturando rock, programações eletrônicas e dubstep à MPB.

O domingo de ‘Virada’ no Sesc Araraquara reúne apenas uma atração: Curumim, às 16h. O grupo apresenta o show da turnê “Arrocha”, que conta não só com músicas do álbum de mesmo nome, mas também com canções de seus outros discos.

Araraquara.com

Comentários
Comentário enviado com sucesso!