Offline
Rei Juan Carlos da Espanha abdica em favor de seu filho
02/06/2014 10:47 em Mundo
Príncipe Felipe de Borbón vai assumir o cargo, anunciou premiê.
Rei disse que renuncia para 'abrir uma nova etapa de esperança'.


O rei Juan Carlos I da Espanha decidiu abdicar em favor do filho, o príncipe Felipe de Borbón, anunciou nesta segunda-feira (2) o chefe de Governo espanhol Mariano Rajoy.
O monarca mostrou "sua vontade de renunciar ao trono e abrir o processo sucessório", disse Rajoy em uma declaração institucional.
Em discurso à nação, Juan Carlos, de 76 anos, disse que decidiu abdicar em favor do filho, o príncipe Felipe de Borbón, para que se possa “abrir uma nova etapa de esperança na qual se combinem a experiência adquirida e o impulso de uma nova geração.”
"Decidi colocar fim ao meu reinado e abdicar da coroa da Espanha", afirmou o monarca, ressaltando "um impulso de renovação, de superação, de corrigir erros", pelo qual "hoje uma geração mais jovem merece passar à primeira fila".
O monarca também afirmou que pensou em deixar o cargo em seu aniversário de 76 anos, e que ao olhar para trás, pode “apenas sentir orgulho e gratidão” em relação aos espanhóis.
 
"Estes anos difíceis nos permitiram fazer um balanço autocrítico de nossos erros e de nossas limitações como sociedade", disse, com semblante sério, em um discurso simples gravado no Palácio de Zarzuela de Madri.
"Tudo isto despertou em nós um impulso de renovação, de superação, de corrigir erros e abrir caminho a um futuro decididamente melhor", completou.
 
"Para forjar este futuro, uma nova geração reclama com justa causa o papel protagonista", completou, antes de destacar que "hoje merece passar à primeira fila uma geração mais jovem, com novas energias, decidida a empreender com determinação as transformações e reformas que a conjuntura atual está demandando".
"Meu filho Felipe, herdeiro da Coroa, encarna a estabilidade que é sinal de identidade da instituição monárquica", completou o rei, que, apesar de ter passado por várias cirurgias nos últimos anos, havia declarado recentemente que não abdicaria ao trono.
 
Renúncia histórica
A abdicação é uma medida excepcional na Coroa espanhola e, nos últimos séculos, só foi realizada em seis ocasiões, a última em 1941, quando Alfonso XIII renunciou em favor de seu filho Juan de Bourbon, pai do rei Juan Carlos.
A vitória de partidos republicanos nas eleições municipais em 1931 acabou ocasionando a abdicação de Alfonso XIII e a imediata proclamação da República.
Exilado em Roma, Alfonso XIII abdicou em favor de seu terceiro filho, Juan de Bourbon, pouco antes de morrer, em 1941.
Juan de Bourbon nunca chegou a reinar e em 1977 apresentou oficialmente a renúncia aos seus direitos ao trono perante seu filho, o rei Juan Carlos, que já era chefe do Estado desde 1975, após a morte do ditador Francisco Franco.

G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!