A Prefeitura de Piracicaba (SP) informou nesta terça-feira (17) que um homem está se passando por funcionário público para aplicar golpes em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sob o pretexto de renovar o cartão do usuário, o homem pede documentos e dados de contas bancárias das vítimas. O golpe tem sido aplicado em visitas às residências e as principais vítimas têm sido os idosos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.
A denúncia foi feita pelo próprio Executivo. Não foi especificado, no entanto, quantas pessoas reclamaram ter sido alvos do golpe e desde quando o falso agente de saúde age. Conforme a descrição física divulgada pela Prefeitura, o homem é moreno, tem aproximadamente 1,70 metro, aparenta ter entre 50 e 60 anos e usa crachá falso.
Canhoto deixado como comprovante por falso agente (Foto: Prefeitura/Divulgação)
Além de pedir dados para a falsa renovação do cartão do SUS, o golpista ainda promete que o governo pagará um valor mensal ao paciente para a compra de medicamentos. Um canhoto com a assinatura do golpista chegou a ser entregue para uma das vítimas (veja a reprodução acima).
Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que a renovação do cartão do SUS só pode ser feita pessoalmente no Poupatempo Municipal, que fica no Centro, e que os medicamentos essenciais são fornecidos gratuitamente nas farmácias municipais.
O Executivo alertou ainda sobre a forma de agir nestes casos. "Em caso de dúvidas, a Prefeitura recomenda que a população solicite a identificação do profissional no momento da abordagem e acione a Polícia Militar ou a Guarda Municipal pelos telefones 190 ou 153."
G1