Offline
Fiéis atravessam tapete em brasas em festa centenária em Bocaina
Notícias Região
Publicado em 24/06/2014

A cidade de Bocaina (SP) é anualmente palco de uma das mais tradicionais festas religiosas de São João do interior paulista. O santo é o padroeiro do município e, a cada ano, a festa reúne um número maior de visitantes, que pedem graças e retornam para agradecer. A travessia do braseiro da fogueira é o diferencial da festa, que, além da parte religiosa, conta também com recreação. Durante a madrugada desta terça-feira (24), dia de São João, os visitantes testemunharam mais uma vez a travessia dos fiéis sobre o tapete feito de brasas. 
 
A passagem pela fogueira acontece desde 1891, quando surgiu o município São João Batista da Bocaina. Era feita na fazenda Santana, que deu origem à cidade. Até a década de 40, a fogueira de São João ocorria na zona rural, nas fazendas e depois passou a ser feita dentro da cidade.
 
Os fiéis mantêm a tradição há mais de 120 anos. Eles formam filas e passam descalços pelas brasas da fogueira de São João para pagar promessas. Ao todo, 13 pessoas cumpriram o que prometeram na noite dedicada ao santo. “Foi a primeira vez que eu passei. Fiz isso para pagar uma promessa que foi atendida”, comenta o auxiliar geral César Augusto Mendes.
 
á o vigilante Lúcio Agnaldo Scarre cruzou o braseiro pela sétima vez. Segundo o fiel, os pés sem ferimentos é resultado alcançado com fé. “É a fé que nos leva a ter coragem de passar pelo tapete”, finaliza. O evento continua até o dia 13 de julho.
 
G1
Comentários
Comentário enviado com sucesso!