A tradicional Festa da Cerejeira de Garça (SP) começa nesta sexta-feira (4). Um dos eventos mais bonitos do Centro-Oeste Paulista e que tem o apoio da TV TEM. Neste ano, a festa promete ser especial, já que as cerejeiras, símbolo da cultura japonesa no estado de São Paulo, já floresceram. A beleza das flores mudou o cenário da cidade, que virou atração turística.
Quando as primeiras flores apareceram, o lago fica cheio de famílias que vão passear e registrar o momento. São mais de mil pés de cerejeira. Eles foram plantados justamente para se tornarem atração turística. “A gente sempre esteve no lago vendo e curtindo a cerejeira. Ela está bem florida e muito bonita”, disse o empresário João Paulo da Silva.
Em homenagem a ela, a cidade realiza todo ano a festa da cerejeira. "A flor já mostrou a sua beleza, já mostrou a cara e, com certeza, neste ano, na 28ª edição da festa, a florada está muito mais bonita”, contou o organizador da festa, Massao Ogawa.
Além das árvores e dos pedalinhos no lago, também há um jardim oriental com pontes e lanternas típicas japonesas. "É tradição e todo ano a gente tem que vir. Venho pelo menos um dia. E tem que vir porque é muito lindo, muito gostoso. O movimento é muito grande e vem gente de tudo quanto é lugar. É muito gostoso", afirmou o auxiliar de eletrônica, Cleber Ragassi dos Santos.
A florada das árvores símbolo do Japão é rápida. Ela dura cerca de duas semanas no ano. Sempre na época do inverno, quando o clima está frio e seco. Quem já está acostumado com a beleza das árvores sabe o que é preciso para elas continuarem encantando as pessoas.
"O correto seria que esfriasse muito nesse final de semana até o começo da festa para as flores que estão querendo abrir, que elas eclodissem todas. Porque se chover agora, embora estamos necessitando, a chuva vai derrubar as flores. E é uma florada muito bonita que há anos não dava como está agora", afirmou o aposentado Claúdio Conti.
Tv Tem