A Casa da Cultura de Araraquara será palco da exposição “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal”, que ocorre de 1º de agosto a 20 de setembro, com entrada gratuita.
A mostra pretende provocar o diálogo entre os trabalhos de pintura contemporânea do Coletivo Terça ou Quarta, de São Paulo, e o acervo da Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, de Araraquara. O acervo municipal é composto por obras dos renomados pintores Alfredo Volpi, Francisco Amêndola e Ottone Zorlini, e de artistas fundamentais na história da arte moderna internacional, como Pieter Ouborg, do Grupo Cobra, e Emílio Vedova, da Arte Informal italiana.
O pintor Felipe Góes, do Coletivo, explica que um dos objetivos da exposição é fomentar um debate sobre as potencialidades poéticas da associação entre jovens artistas e os acervos de instituições públicas. “A mostra é uma grande oportunidade para o público ter contato sincero e profundo com grandes obras de arte”, fala Góes.
Os quadros da Pinacoteca foram restaurados especialmente para a exposição. Para Góes, Araraquara foi e continua sendo um importante polo de cultura no estado de São Paulo. “Ter artistas dessa qualidade no acervo municipal é algo muito raro e precioso”, afirma.
A equipe de arte-educadores recepcionará o público para tirar dúvidas em relação às obras, traçar paralelos entre os quadros e contextualizar o conteúdo da exposição com outros fenômenos culturais, como a música, a poesia e o teatro.
A curadoria da exposição é da crítica de arte Thais Rivitti. O Educativo foi idealizado por Paulo Portella Filho, coordenador do Serviço Educativo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), uma das instituições culturais mais importantes do Brasil.
A visita de grupos e de escolas pode ser agendada pelo e-mail vemvercoletivotercaouquarta@hotmail.com.
A exposição é organizada pela agência Medianeiro Projetos Culturais, com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC – ICMS), da Secretaria de Estado da Cultura, prefeitura de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura e agência Rebeca Come Terra. O evento conta com o patrocínio da Lupo.
Abertura
A abertura da exposição acontece no dia 1º de agosto, às 14h, com palestras dos artistas Felipe Góes, Fernanda Izar e Jeff Chies – idealizadores do Coletivo Terça ou Quarta, da curadora Thais Rivitti, do coordenador do Educativo Paulo Portella Filho e da equipe de arte-educadores.
Em seguida, às 18h, a mostra será aberta ao público.
Coletivo Terça ou Quarta
Os jovens artistas Felipe Góes, Fernanda Izar e Jeff Chies se conheceram há dois anos em um curso de pintura e logo perceberam que a afinidade artística poderia render bons frutos. Assim, nasceu em São Paulo o Coletivo Terça ou Quarta, que busca compartilhar experiências artísticas com o público.
A exposição “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal” inaugura uma nova fase do Coletivo, pautada em estabelecer laços institucionais que viabilizam a pesquisa em pintura e contribuem para o estudo e pensamento artístico e filosófico.
Serviço:
Exposição “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal”
Abertura: 1º de agosto
14h - Palestra com os artistas, curadora, coordenador do Educativo e arte-educadores
18h – Abertura ao público
Local: Casa da Cultura Luís Antônio Martinez Corrêa
Endereço: Rua São Bento, 909, Centro, Araraquara (SP)
Visitação: 1º de agosto a 20 de setembro de 2014
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 20h30, e sábado, das 9h às 13h.
Informações: (16) 3333 1159
Agendamento de grupos de visitantes e de escolas e palestras: vemvercoletivotercaouquarta@hotmail.com
Ficha Técnica:
Exposição “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal”
Coletivo Terça ou Quarta
Artistas: Felipe Góes, Fernanda Izar e Jeff Chies
Curadoria: Thais Rivitti
Educativo: Paulo Portella Filho
Gerente da Casa da Cultura: Milton Najm Bernardi
Produção Local: Denise Zakaib
Assessoria de Imprensa: agência Rebeca Come Terra
Realização: Medianeiro Projetos Culturais e Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura (ProAC - ICMS)
Patrocínio: Lupo
Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Casa da Cultura, Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida e Lupo.