A mãe do estudante brasileiro que desapareceu na Suíça no sábado (2), após participar de uma rave em Zurique acredita que o filho possa ter perdido a memória e, por isso, não deu notícias de seu paradeiro. Segundo o relato de testemunhas, Matheus Henrique Marioto, de 23 anos, sumiu depois de mergulhar em um lago durante a Street Parade, considerada a maior festa de música eletrônica da Europa.
"Acredito que meu filho possa ter perdido a memória. Disseram que ele estava brincando em um lago, então acho que possa ter acontecido isso, porque se ele estivesse consciente, ele é uma pessoa muito responsável e saberia como entrar em contato com a gente, mesmo se estivesse perdido", afirma Luiza Sandra Bastos Vidal, que mora em Assis (SP).
Segundo informações da família, testemunhas viram quando Matheus saltou do lado sul da ponte Quaibrücke e mergulhou no Lago Zurique. Este foi o último contato dele com os amigos, que estranharam sua ausência no horário marcado para o retorno. Desde sábado a polícia faz buscas com barcos e mergulhadores à procura do brasileiro, de acordo com a imprensa local, que noticiou o desaparecimento.
O estudante estava há dois meses na Alemanha, onde ficaria em intercâmbio por um ano. Luiza conta que o filho se mostrou animado com a chance de conhecer a Suíça. "Conversei com o meu filho pela última vez na sexta-feira (1º) pelo Skype, a gente se falava quase todo dia. Ele estava muito animado, trabalhando, e disse que aos finais de semana ia aproveitar para conhecer países diferentes, para conhecer a cultura. Ele estava muito feliz porque ia para Zurique", afirma.
No domingo (3) a família foi informada por um agente de intercâmbio sobre o desaparecimento do jovem e comunicou o Ministério das Relações Exteriores. "Estou em contato constante com o Consulado Brasileiro para conseguir alguma informação", diz.
Na página oficial do evento no Facebook também foi publicada a notícia do desaparecimento do estudante. Amigos e familiares lotaram o perfil do jovem na rede social com mensagens sobre seu sumiço.
Matheus faz mestrado em Ciência da Computação na Unesp de São José do Rio Preto (SP). Em nota, a Unesp disse que tomou conhecimento do desaparecimento do aluno e que, embora não seja responsável pelo intercâmbio, em solidariedade à família, "vem prestando apoio, inclusive colocando a assistente social do campus à disposição neste momento difícil".
A Street Parade de Zurique é considerada a maior festa de música eletrônica da Europa e uma das maiores do mundo. O evento, criado em 1992, é realizado anualmente e atrai, em média, um milhão de pessoas.
G1