Offline
Chuva acompanhada de granizo provoca transtornos em Bauru
Notícias Região
Publicado em 03/09/2014

Depois do forte calor durante o dia, um temporal atingiu Bauru (SP) na noite desta terça-feira (2). A chuva de granizo assustou os moradores da zona sul da cidade e, de acordo com a concessionária de energia elétrica, mais de 15 mil clientes ficaram sem luz. Não há informações de vítimas ou congestionamentos nas principais avenidas, de acordo com a Defesa Civil.
Parte do teto de gesso de um shopping localizado na Vila Universitária caiu. Em nota, o Bauru Shopping informou que as equipes de segurança e limpeza foram prontamente mobilizadas para isolar o local e fazer os reparos. "Por conta de um vazamento de água, e para assegurar a integridade de funcionários e clientes, o expediente foi encerrado por volta das 20h30. Nesta quarta-feira, 3, o shopping volta a funcionar normalmente, das 10h às 22h", relata a nota.
 
Equipes da Defesa Civil foram acionadas para atender diversas ocorrências de queda de árvores e destelhamentos de casas e comércios, principalmente na zona sul. Um toten de uma concessionária desabou e uma árvore, que foi arrancada do canteiro central, acabou ficando no meio da rua.
 
Outras árvores foram arrancadas. Cercas  e dois outdoors ficaram destruídos. Um tapume de construção caiu em um carro. Foram registrados pontos de alagamento na avenida Nações Unidas.
 
De acordo com a moradora do Jardim Europa, Dolores Lima, a chuva acompanhada de vento forte e granizo começou por volta das 19h e durou em torno de 20 minutos, tempo suficiente para causar estragos. A quantidade de gelo no quintal também impressionou. “Foi muito rápido. O gelo entupiu a calha e causou goteiras dentro de casa”, conta a bancária.
 
A temperatura que bateu a casa dos 33ºC graus caiu para 18ºC em menos de uma hora. Segundo os radares do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru (IPMet), há previsão de chuvas moderadas a fortes nas regiões sul, oeste e central do estado de São Paulo. 
 
O IPMet destaca também a possibilidade de chuva forte com granizo nas cidades de Bariri, Bocaina, Jaú e Itapuí, além de possibilidade de tempestade em Botucatu, Bauru, Bofete, Anhembi, Piratininga. Segundo o IPMet, a chuva intensa que atingiu a região por cerca de 30 minutos registrou o acumulado de 29mm. Já os ventos chegaram a atingir 70 km/h.
 
Conforme informações da concessionária de energia elétrica, equipes já iniciaram os trabalhos para restabelecer o serviço aos moradores e a previsão é que o abastecimento seja normalizado; a previsão para normalização do sistema elétrico é de até três horas.
 
G1
Comentários
Comentário enviado com sucesso!