Offline
35º edição Tusca espera receber 32 mil pessoas nos 4 dias em São Carlos, SP
Notícias Região
Publicado em 09/10/2014

A 35º edição da tradicional festa da Taça Universitária de São Carlos (Tusca) começa nesta quinta-feira (9) e segue até o domingo (12) com a expectativa dos organizadores de receber 32 mil pessoas. O evento conta com mais de 25 atrações entre DJ’s e bandas, nacionais e locais. Os destaques dos quatros dias de festa e shows vão para o grupo, Homem de Lata, CPM22, Valesca Popozuda, Grupo Molejo e Bloco W Brazil. As apresentações começam a partir das 22h.
 
Além dos shows, o evento também conta uma disputa esportiva que envolve a Universidade de São Paulo (USP) com o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso) e a Universidade Federal de São Carlos e mais quatro convidadas, entre elas a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Serão mais de 30 modalidades esportivas entre elas atletismo, beisebol, futebol, handebol, vôlei, natação e tênis.
O palco principal da festa noturna será em formato 360º graus, na Avenida Faber nº 700, e as festas diurnas serão realizadas em frente ao Ginásio Miltom Olaio. Os ingressos poderão ser adquiridos online, ou diretamente na Genau Escola de Idiomas ou na bilheteria do evento. O segundo lote de passaporte para todos os dias ainda está sendo vendido pelo site por R$ 192,50.
Os ônibus coletivos da cidade continuarão com seus horários normais de funcionamento. A organização do evento pediu apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para ficar de prontidão durante o evento.
 
Programação
 
Quinta-feira (9)
- Homem de Lata
- Banda Pagá
- Grupo Sempre Bom
- Guga Fernandes
 
Sexta-feira (10)
- CPM22
- Banda MFC Rock
- Tenda eletrônica: Marcelo Cic
 
Sábado (11)
- Molejo
- Valesca Popozuda
- Bloco W Brasil
- Tenda eletrônica: Van Storck e Kevin Barnett
 
Domingo (12)
- Tenda diurna com atrações variadas ao vivo
A Tusca
A Taça Universitária de São Carlos (Tusca) surgiu da rivalidade entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A ideia do torneio foi dos próprios estudantes motivados pela disputa histórica. A competição ia além das quadras. Antes mesmo dos jogos começarem, havia até guerra de ovos e muitas brincadeiras.
Uma das características do torneio era a invasão da UFSCar, mas, ao longo dos anos, a Tusca mudou e o evento esportivo quase ficou em segundo plano. A festa do Corso, quase um carnaval fora de época, começou a atrair estudantes de todo o país.
 
Anos anteriores
Nos últimos anos a realização da festa foi questionada após duas mortes ocorridas em edições anteriores, que realizava o corso, que era um percurso feito por um trio elétrico pelas ruas da cidade. Em 2010, um universitário de 21 anos da USP de São Paulo morreu após cair no córrego da Avenida Trabalhador Sãocarlense na manhã do dia 13 de novembro. O atestado de óbito apontou que as causas da morte foram asfixia, afogamento e traumatismo craniano. A polícia concluiu que a morte foi acidental.
Já em setembro de 2011, um estudante de 23 anos de Araraquara (SP) morreu após ser atropelado pelo caminhão que levava cervejas durante a passagem do trio elétrico pelas ruas.  Em julho de 2012, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou a revogação da lei nº 15246 de 8 de abril de 2010, que incluía a Tusca no calendário oficial de eventos do município. No mesmo ano, em novo formato, a festa aconteceu em um local fechado e sem o corso. Nenhum incidente foi registrado.
 
G1
Comentários
Comentário enviado com sucesso!