Um reservatório do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru (SP), usado para abastecer os caminhões-pipa, vazou na noite de segunda-feira (20), no Núcleo Gasparini. Nas imagens enviadas pelo morador Paulo Sérgio Palharini através do aplicativo TEM Você, dois motoristas param seus carros embaixo do cano e aproveitam a água para lavar os veículos - segundo os moradores, foram mais de cinco horas de desperdício.
Em nota, o DAE explicou que um técnico foi enviado ao local e conseguiu conter o vazamento. A autarquia informou também que convocou 21 encanadores aprovados no último concurso. A ideia é resolver os problemas de vazamento no município.
Antes será feito um mutirão para conter o desperdício na região abastecida pelo rio Batalha - a cidade enfrenta problema de falta de água nas regiões abastecidas pelo rio. Cerca de 130 mil pessoas moram nas áreas afetadas com a falta de água. O desperdício de água é o principal assunto entre as lideranças políticas da cidade.
O prefeito Rodrigo Agostinho encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que determina a aplicação de multas para pessoas que desperdiçarem água na limpeza de carros e calçadas, por exemplo. A proposta autoriza o Departamento de Água e Esgoto (DAE) a fiscalizar a cidade com o objetivo de constatar desperdícios e restringir a utilização exagerada de água.
É considerado desperdício lavar calçadas com uso contínuo de água; molhar ruas, manter torneiras, canos, válvulas, caixas d'água e reservatórios, tubos ou mangueiras vazando água continuamente; e a lavagem de veículos em vias públicas, sempre com uso contínuo de água.
G1