O número de casos de câncer aumentou 21,6% em quatro anos em São Carlos (SP), segundo um levantamento da Oncologia da Santa Casa. Além disso, o balanço revelou que o tumor de maior incidência é o câncer de mama, seguido pelos casos de tumores da próstata.
Em 2009, 438 pacientes passaram por tratamento da doença pela Santa Casa. Os dados de 2013 apontam que 533 pacientes foram tratados no hospital. O levantamento apontou também um crescimento de 29,8% no número de sessões de quimioterapia, passando de 6.249 realizadas em 2009 para 8.117 no ano passado. A procura pela radioterapia aumentou, já que no mesmo período foram tratados mais de 2 mil pacientes.
Para o médico rádio-oncologista Flávio Guimarães, o câncer representa a segunda maior causa de morte na população adulta, dos quais, de acordo com as previsões do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência da doença continuará aumentando se as medidas preventivas não forem amplamente adotadas.
Segundo Guimarães, o fato dá ainda mais relevância à campanha Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e o início do movimento Novembro Azul, que informa homens a respeito do câncer de próstata.
Na avaliação do especialista, o homem ainda apresenta algumas restrições na realização dos exames preventivos da próstata, diferente do que acontece com as mulheres, que têm maior cuidado com o próprio corpo. O tumor da próstata soma 10% dos casos de todos os tipos de câncer na população mundial. Por isso, a doença é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos, ou 75%, no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
"O número de casos da doença nos últimos anos pode ser justificado pelo aumento na expectativa de vida da população, pela evolução dos métodos diagnósticos e pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e notificação da doença", concluiu Guimarães.
G1