Offline
Saúde realiza campanha de prevenção às DSTs/Aids em Marília
Notícias Região
Publicado em 17/11/2014
A Secretaria da Saúde de Marília (SP) promove intensa programação de conscientização e debate sobre as doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e hepatites virais durante os meses de novembro e dezembro.
“A campanha ‘Fique Sabendo’ é uma mobilização mundial e realizada há sete anos. Elaborada para atender os casos mais vulneráveis, aquelas pessoas que procuram o atendimento médico com o diagnóstico da doença, o que é um problema, já que quanto mais rápido o conhecimento da presença do vírus HIV no organismo, melhor o combate à AIDS”, explica a enfermeira responsável pela programação, Alzira Meleiro.
Para melhor atender a população, a Secretaria da Saúde disponibilizou três unidades básicas para acolher as pessoas com casos confirmados ou suspeitos.
 
“Faremos o teste rápido de AIDS em três locais importantes e que recebem grande número de pessoas: UAS (Unidade de Atenção à Saúde) do bairro Santa Antonieta, UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Alto Cafezal e também na unidade do bairro Castelo Branco. Queremos estar próximos da população. Levantamento apontou que de 100 pacientes que procuram tratamento, 42 já estão em estágio avançado da doença, com sistema imunológico bem debilitado”, completa a enfermeira.
Em Marília existem 402 casos em atendimento no ambulatório ‘Mário Covas’ e no Sistema de Assistência Especializada (SAE) 398 casos, porém, notificados com os dados da região também, a totalidade chega a 1.902 casos positivos.
 
“Felizmente, em Marília, não registramos grande aumento. Em 2013 foram notificados 43 casos da cidade e da região. É importante que a população conheça os serviços que estão à disposição e que podem ser fundamentais na prevenção de doenças como a AIDS. O SAE conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) voltado para aquela pessoa que passou por uma situação de risco e que pode fazer seu exame de segunda-feira à sexta-feira, das 7 às 18 horas”, concluiu Alzira Meleiro.
O Sistema de Assistência Especializadaestá localizado na rua: 7 de setembro, nº 716, com telefones: (14) 3417-3826 ou (14) 3451-2939.
Confira a programação completa:
Dias: 17 a 21 /11- das 14 às 16 horas divulgação  nas unidades de saúde e no comércio da campanha através de (cartazes, folders, faixas, rádios, jornais, imprensa, empresas,  igrejas e escolas etc)
 
Dia: 24/11 – das 8 às 16 horas realização de teste rápido na UAS Santa Antonieta diagnóstico HIV e triagem Sífilis. Pelo método fluido oral e punção digital.
 
Dia: 25/11 – das 8 às 16 horas realização de teste rápido na UBS Alto cafezal, para diagnóstico HIV e triagem Sífilis. Pelo método fluido oral e punção digital.
 
Dia: 26/11 - das 8 às 16 horas  realização de teste rápido na UBS Castelo Branco, para diagnóstico de HIV e triagem Sífilis. Pelo método fluido oral e punção digital.
 
Dia 28/11 às 8 horas - confraternização com os pacientes do SAE
 
Dia 28/11 às 9 horas - cortes de cabelo e maquiagem com os pacientes do SAE.
 
Dias 01 a 05/12 - das 10h30 às 12h30 entrega de panfletos educativos da campanha, sobre DST/AIDS no restaurante popular Bom Prato.
 
Dias 01 a 05/12 - das 8 às 17 horas realização de teste rápido diagnóstico com (punção digital e fluido oral) para detecção precoce do vírus (HIV e Sífilis) no Terminal Urbano (UPES).
 
Dia 06/12 – das 9 às 14 horas exposição de materiais educativos no posto da ilha,  entrega de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, e orientações sobre DST/Aids e hepatites virais.
 
G1
Comentários
Comentário enviado com sucesso!