Offline
Galões com agrotóxicos falsos são apreendidos em chácara de Franca
15/12/2014 09:36 em Notícias Região
A Polícia Militar (PM) de Franca (SP) apreendeu mais de 300 galões com agrotóxicos falsificados em uma chácara às margens da Rodovia João Traficante, no domingo (13). A apreensão ocorreu após denúncia anônima e o material foi armazenado com agrotóxicos apreendidos durante operação no início do mês, que desarticulou uma quadrilha especializada em falsificar defensivos agrícolas. A polícia vai investigar se o material apreendido tem relação com os criminosos.
 
Segundo a PM, os galões de um e cinco litros foram encontrados dentro da chácara, em um condomínio na divisa com Ibiraci (MG). Além do produto e dos fracos de armazenamento, os policiais apreenderam uma máquina utilizada para a mistura de agrotóxico. No momento da apreensão, não havia ninguém no local.
 
O material foi recolhido e encaminhado para a cadeia de Franca e foi armazenado com outros galões com defensivos agrícolas apreendidos no dia 5 de dezembro, durante operação da polícia e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
 
O caso será encaminhado para o 3º Distrito Policial, que vai investigar se o material apreendido tem relação com a quadrilha presa na operação.
 
20 presos
A operação ‘Lavoura Limpa’ prendeu na região de Franca 22 pessoas suspeitas de integrar a quadrilha de falsificação de agrotóxicos. Na semana passada, a Justiça decretou a prisão temporária de 20 dos suspeitos, que vão continuar na cadeia.
Os outros dois presos que cumpriam prisão temporária foram soltos no domingo e responderão aos crimes em liberdade por terem colaborado com as investigações, segundo a Polícia Civil.
 
Outros sete suspeitos continuam sendo procurados pela polícia e também já tiveram o pedido de prisão preventiva acatado. Todos os suspeitos responderão por organização criminosa, falsificação e adulteração de agrotóxico, falsificação de documento, crime contra a relação de consumo e lavagem de dinheiro.
Investigação
A quadrilha, considerada uma das maiores em falsificação e comercialização de agrotóxicos, foi desarticulada por policiais civis e promotores do Gaeco. Em um galpão no Jardim Tropical, em Franca, a polícia encontrou milhares de galões vazios e rótulos falsificados.
“Na primeira parte da investigação, em outubro, foram fechados dois laboratórios de falsificação do produto, um laboratório de falsificação gráfica e dois barracões onde funcionava a linha produtiva. Dessa vez, foi encontrado mais um laboratório e seis locais de custódia dos produtos, onde se fazia outras etapas da falsificação”, explicou o delegado Leopoldo Novaes.
Cinco armas, munições e mais de 60 veículos, entre carretas, caminhonetes, motos e até uma lancha também foram apreendidos. Segundo o Ministério Público, cerca de R$ 20 milhões em bens e veículos apreendidos podem ser resultado de lavagem de dinheiro.
 
G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!