Uma das alternativas para amenizar o forte calor na região de Barra Bonita pode estar ameaçada depois que uma macha de poluição apareceu no rio Tietê, às margens da prainha de Iguaraçu. O registro foi enviado por um morador pelo aplicativo TEM Você.
Nas fotos é possível ver moradores e turistas nadando perto de uma macha de óleo acompanhada de uma espuma branca que podia ser vista às margens da prainha banhada pelo rio Tietê durante a tarde de domingo (18).
Em entrevista ao G1, Luiz Antônio Ferrari afirma que o local é muito frequentado e é a primeira vez que algo parecido surge no rio. “A prainha sempre foi limpa e a única coisa diferente que víamos eram os aguapés, mas é comum. Essa poluição deve ter vindo da capital e, com o calor, o cheio de esgoto fica ainda mais forte”, comenta o morador de 57 anos.
Banhada por um Rio Tietê praticamente limpo, a cidade Barra Bonita tem como uma das principais atrações a eclusa, a primeira da América do Sul. Construída para transpor a barragem de 26 metros da hidrelétrica que leva o nome da cidade, o que atrai muitos turistas para “praias” banhadas pelo rio. “A gente recebe muita gente de fora para ver as belezas da cidade. tenho medo de que uma área que antes era preservada se torne espuma e lixo”, lamenta Luiz.
Por telefone ao G1, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) informou que irá analisar a água e recomenda ainda que os moradores evitem utilizar a praia, já que o local é usado para despejo de esgoto por várias cidades. (TV TEM)