Offline
Borborema comemora hoje 91 anos
Notícias Região
Publicado em 21/03/2017

Território que hoje constitui o município fez parte da cidade de Itápolis

borborema


Por jornalista José Commandini Neto: Nesta terça-feira, 21/03, o município de Borborema completa 91 anos de Instalação. Os registros históricos informam que o território que hoje constitui o município inicialmente era de posseiros, depois uma grande parte passou a pertencer ao major José Claudino do Nascimento, que doou 20 alqueires de duas terras para a formação do patrimônio de São Sebastião dos Fugidos, sendo, então, sujeito à jurisdição do povo de Boa Vista das Pedras, hoje município de Itápolis.

Foram seus primeiros habitantes, negros fugidos das imediações de Araraquara, que não sabiam que o regime escravocrata havia sido abolido pela Princesa Isabel. Por volta de 1900, chegaram os primeiros habitantes brancos, ao futuro território borboremense, oriundos de cinco cidades que foram Ribeirão Bonito, Bocaina, Boa Esperança do Sul, Dourado e Brotas. 

A Fazenda de Fugidos deu origem à cidade de Borborema. O nome “Fugidos” fazia alusão aos primeiros moradores destas terras, os negros que viviam em estado selvagem as margens do Ribeirão, que também leva o nome de Fugidos. 

Major Claudino, nosso fundador, e o companheiro Nicolau Pizzolante, nosso cofundador, edificaram suas moradias definitivas na área central da cidade. O povoado de Fugidos, em 29 de Dezembro de 1909, pela Lei Estadual nº 1196, foi elevado a distrito; passando então a se chamar Borborema. 

Foi o Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Carlos de Campos; na data memorável de 19 de Dezembro de 1925, que criou o Município de Borborema, pela Lei nº 2.089, sendo instalado em 21 de Março de 1926. Na oportunidade foram empossadas as lideranças da Câmara Municipal, formada por seis cidadãos, presidida por Pedro Carvalho de Andrade. 

A área urbana do novo município possuía 120 casas e quinhentos habitantes, ao todo considerando a área rural, teria seis mil habitantes. Toda sua estruturação como município, pelos moldes republicanos, iniciou em 21 de Março, sendo seu primeiro prefeito Flávio Antônio Simões. 

A construção da Estrada de Ferro Douradense acentuou o desenvolvimento econômico do município, na década de 30, nos áureos tempos do café e algodão. O município experimentou grande movimentação, impulsionando-se o progresso estagnado e com a 2ª Guerra Mundial representou a queda econômica no município, onde grande parte de sua população abandonou a cidade. 

Hoje Borborema luta para recuperar suas glórias e progresso do passado.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!