A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, começou a testar nesta semana um sistema de direção autônoma para o transporte público local. O problema é que logo no primeiro dia de “trabalho”o ônibus se envolveu em um acidente. E, assim como acontece na maioria dos casos de acidentes que envolvem automóveis que dirigem sozinhos, a culpa foi de um motorista humano.
“Um caminhão de entrega estava saindo de um beco. O ônibus fez o que tinha que fazer e parou. Infelizmente, o elemento humano, o motorista do caminhão, não parou e se chocou contra a parte frontal do ônibus”, explica Jace Radke, relações-públicas da cidade. Segundo ele, a batida aconteceu uma hora depois do início das atividades e nenhum dos passageiros ficou ferido.
“Se o caminhão tivesse os mesmos sensores que o ônibus o acidente teria sido evitado”, declara Radke.
O ônibus autônomo foi produzido pela empresa francesa Navya, mas é operado em Las Vegas por outra companhia, a Keolis. Ele tem um formato oval e pode transportar até 12 pessoas. Ele não tem nenhum volante, pedal ou freio. As viagens acontecem em um circuito de apenas 1 km e a passagem não é cobrada.
De acordo com o jornal Los Angeles Times, depois do ocorrido o veículo continuou funcionando perfeitamente.