A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 1.503 novos casos de dengue em Bauru nesta terça-feira (26). A cidade, que lidera o ranking estadual da doença, acumula 7.511 casos em 2019, sendo apenas nove importados.
Mais duas mortes pela doença também foram anunciadas, somando 12 vítimas neste ano. A Vigilância Epidemiológica da cidade aguarda a investigação de outras oito vítimas que aguardam a confirmação laboratorial do Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo.
Bauru vive período de epidemia da dengue. Segundo a prefeitura, as unidades de saúde já atenderam um terço da população do município - estimada em 400 mil habitantes - só nesses primeiros três meses do ano.
A epidemia de dengue fez com que o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PV) decretasse estado de emergência na cidade, ainda em janeiro.
Um aplicativo para celular foi lançado para ajudar no combate à dengue. Com a tecnologia, moradores podem denunciar terrenos abandonados à prefeitura.
Donos são notificados e multados. Só no primeiro dia de funcionamento, no início de março, foram 700 denúncias pelo App.
Epidemia de 2015
A última grande epidemia na cidade foi em 2015, quando Bauru registrou 8.482 casos de dengue e seis mortes em decorrência da doença. Desde então, o município não tinha mais registros de mortes pela doença, apesar de a doença seguir presente na cidade nos anos seguintes: 2016 (1.353 casos), 2017 (75 casos) e 2018 (241 casos). (G1)