Offline
Crianças confundem jacaré com lagarto, chamam cuidadora e salvam animal em Jardinópolis
Notícias Região
Publicado em 05/12/2020

Um filhote de jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado por dois meninos e uma cuidadora de animais no bairro Jardim das Aroeiras, em Jardinópolis. O bicho foi encontrado pelas crianças na tarde de quinta-feira (3). A princípio, elas acharam que fosse um lagarto e pediram ajuda à vizinha.

A mulher chamou a Polícia Militar Ambiental, que recolheu o réptil. O filhote foi solto nesta sexta-feira (4) em uma área de reserva próximo a uma lagoa.

Surpresa

Os amigos Miguel Galdino Lima, de 10 anos, e Sérgio Oliveira Santos, de 13 anos, tinham acabado uma partida de futebol, quando encontraram o jacaré no meio da rua.

“Nós estávamos jogando bola no campinho de areia. Aí nós descemos e eu fui pegar meu chinelo, que eu tinha esquecido. O jacaré já estava ali, mas nós pensamos que era um lagarto teiú”, diz Miguel.

Intrigados com o bicho, os meninos resolveram pedir ajuda à cuidadora Mônica Almeida Santana de Carvalho, que está acostumada a ajudar cães, gatos e pássaros. Mas jacaré foi a primeira vez.

“No começo, eu fiquei sem saber o que fazer. Eu sou cuidadora, cuido de gatos, cachorros, periquitos, mas esse animal eu nunca tinha visto. Minha prioridade era cuidar, mas eu não sabia como. Eu queria proteger. Quando eu via um carro, eu mandava sair, passar longe”, afirma.

Resgate

Mônica acionou a polícia e o Corpo de Bombeiros. Ela pediu ajuda ao filho para colocar o bicho em uma caixa. Acuado, o animal acabou mordendo o dedo do jovem, porém, sem gravidade.

“Ele só fazia barulho e abria a boca, parecia um gato nervoso. Ele queria se defender e mordeu o dedo do meu filho. Ele [filho] segurou o jacaré pra colocar na caixa, mas ele estava muito agressivo e conseguiu morder o dedo, mas foi só uma picadinha”, afirma.

“Este ano, principalmente por causa das queimadas, esses animais perderam espaço na natureza e acabam tendo maior contato com humanos, conseguimos vê-los mais próximo das cidades”, afirma Diogo Araújo, capitão da PM Ambiental.
A cuidadora Mônica Almeida Santana de Carvalho ajudou a resgatar jacaré em Jardinópolis, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

A cuidadora Mônica Almeida Santana de Carvalho ajudou a resgatar jacaré em Jardinópolis, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

Araújo afirma que os moradores devem acionar as autoridades e evitar contato com os bichos, porque eles podem reagir e até ferir quem se aproxima.

Mas, para Sérgio e Miguel, a cuidadora Mônica cumpriu o objetivo de proteger a vida do jacaré.

“Se achar outro jacaré, a gente chama a Mônica de novo, né? Ela resolve. Ela virou domadora de jacaré”, diz Miguel.

EPTV

Comentários