Moradores de Ribeirão Preto estão tendo suas contas no WhatsApp invadidas por criminosos, que se passam pelas vítimas e pedem dinheiro a amigos e familiares. O golpe começa com a falsa oferta, em redes sociais, de vouchers de desconto em restaurantes, hotéis e serviços.
A partir do momento em que há o interesse pelas promoções falsas, os criminosos enviam um código por SMS às vítimas e pedem que elas digam quais são os dígitos para que o voucher seja validado. Este código, no entanto, é o código de verificação usado para ativar uma conta no WhatsApp.
A dona de casa Roberta Daiane Oliveira de Melo foi prejudicada ao se interessar por uma suposta promoção em um bar de Ribeirão Preto. Sem saber, ela seguiu as orientações do criminoso, que obteve acesso ao WhatsApp dela.
"Começaram a pedir dinheiro nos grupos e até telefonaram para as pessoas, se passando por mim, pedindo um valor, falando que eu estava necessitada e precisava desse valor", conta Roberta, que precisou até bloquear seu número para interromper a ação do golpista.
Perfis falsos
A jornalista Fabiana Albuquerque recebeu quatro ofertas de hotéis diferentes no celular. Acostumada a trabalhar com redes sociais, ela descobriu que os perfis eram falsos a tempo de não cair na ação dos estelionatários.
"Dei print das mensagens e mandei para os quatro hotéis que eu recebi. Eles já estavam cientes do que estava acontecendo e me agradeceram. Eu não caí, mas tenho uma amiga que caiu", diz Fabiana.
A manicure Angélica Guelere não teve a mesma sorte. Ela recebeu a proposta de que, ao informar o código que receberia por SMS, ganharia um almoço em um restaurante de frutos do mar localizado em um shopping da zona Sul.
"Ele perguntou se eu utilizava SMS e disse que me passaria um código, para eu confirmar a ele, porque, com esse código, eu seria contemplada com o almoço", relata Angélica.
Alertas
O dono do restaurante, Adriano Loutz, diz que tentativas de golpe envolvendo o nome do restaurante têm sido frequentes. Ele diz que sua equipe tem orientado os clientes sobre a fraude, a fim de evitar que haja mais vítimas.
"Os fraudadores entram em contato com seguidores do nosso Instagram e demais redes sociais, informando promoções fakes, aí se apoderam do WhatsApp dos clientes e aplicam golpes", diz Adriano.
Na dúvida, desconfie
Especialista em segurança digital, Marcelo Contin diz que as fraudes no ambiente digital estão cada vez mais comuns, já que foram impulsionadas pelo aumento das vendas on-line durante a pandemia de Covid-19. Ele orienta que, na internet, sempre é preciso desconfiar.
"Caso receba alguma solicitação via rede social ou telefone para informar código recebido por SMS, não informe. Nunca forneça códigos de acesso ou dados pessoais em mensagens para terceiros", adverte.
G1