Offline
Guardas municipais e bombeiros fazem manobra e salvam bebê engasgado em Borborema
24/02/2021 10:39 em Notícias Região

Um bebê de um mês e 23 dias, que tinha se engasgado com secreção, foi salvo pela equipe da Guarda Municipal e bombeiros comunitários no início da tarde desta terça-feira (23) em Borborema.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o pai chegou à base da Guarda Municipal pedindo ajuda com o bebê nos braços. Nas imagens, é possível ver que um carro parou em frente ao local, o homem desceu e entregou a criança para um dos membros da equipe.

Em seguida, o agente foi até a entrada da base com o bebê e a equipe fez o atendimento utilizando uma técnica conhecida como manobra "Heimlich", que faz parte dos protocolos dos bombeiros comunitários.

A manobra é utilizada em casos de emergência por asfixia e consiste em utilizar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e o paciente expulsa o que está causando a obstrução.

Depois da manobra, o bebê voltou a respirar normalmente e foi levado ao pronto-socorro de Borborema, onde passou por atendimento médico e foi liberado.

À prefeitura de Borborema, que parabenizou o gesto da equipe, o ouvidor da GCM Eliezer Bueno de Campos, que participou do salvamento, relatou a ação da equipe para ajudar a criança.

"Eu vi que o carro estacionou na contramão da rua, fiquei atento à situação. Depois percebi um homem aflito, com uma criança muito pequena no colo e vi que ela estava engasgada. Estávamos todos na base, eu peguei a criança e começamos os procedimentos até que ela voltasse", afirmou.

TVTem

COMENTÁRIOS