Após aguardar 8 dias por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um idoso de 70 anos morreu de Covid-19 no domingo (21), na Santa Casa de Nova Europa. Ele foi o 10º paciente que morreu na região esperando vaga.
De acordo com a prefeitura, no dia 14 de março foi solicitada uma vaga via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), porém, o leito não foi liberado com a justificativa de 'superlotação'.
Até o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Nova Europa somava 798 casos de Covid-19, entre eles, 18 mortes.
O que diz o Estado?
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a demanda de transferências para casos de Covid-19 registradas na Cross cresceu 117% em comparação à junho de 2020. Atualmente, são feitos cerca de 1,5 mil pedidos por dia.
Disse também que a regulação depende da disponibilidade de leitos e de condição clínica adequada para que o paciente seja deslocado com segurança até o hospital de destino. E que a rede de saúde está impactada com o aumento de casos e internações.
Outras mortes à espera de UTI
Pelo menos sete moradores de São Carlos que estavam com Covid-19 morreram à espera de um leito de internação no período de 10 dias.
Também foram registradas mortes de pacientes em Ribeirão Bonito e Ibaté.
Reportagem EPTV