Offline
Araraquara cria 'unidade de quarentena' para abrigar moradores infectados com Covid
24/03/2021 11:23 em Notícias Região

A Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara colocará em operação nesta quarta-feira (24) uma “Unidade de Quarentena” para abrigar pessoas positivadas para a Covid-19 que não têm condições de cumprir o isolamento obrigatório de 14 dias em suas residências.

A unidade disponibilizará 44 vagas, divididas em alas feminina e masculina, e funcionará nas dependências de um antigo motel, na Chácara Flora. Foi assinado um contrato de cessão do espaço para que a prefeitura não tenha custos com o aluguel do imóvel.

A cidade, que soma 16.877 casos de Covid com 312 mortes, teve medidas restritivas de circulação, enfrentou uma crise hospitalar com aumento de internações pela doença. Um estudo do Instituto de Medicina Tropical da USP encontrou a variante brasileira do novo coronavírus em 93% dos casos analisados na cidade. Um mês após confinamento, o município registra redução no número de casos e mortes.

Como irá funcionar?

De acordo com a prefeitura, os abrigados receberão alimentação e visitas diárias das equipes médicas da Secretaria de Saúde para acompanhamento do quadro clínico.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, o objetivo é auxiliar as pessoas que estão positivadas e que não têm condições de cumprir o isolamento, colando em risco a contaminação de seus familiares.

    “O intuito é alojar, durante o período de quarentena, esses positivados que residem com muitas pessoas, num espaço pequeno, e que acabam colocando em risco seus familiares, transmitindo o vírus dentro de casa”, explicou.

A secretária também disse que as equipes que orientam sobre a quarentena e cobram o cumprimento, constatam, diariamente o problema de pessoas “furando o isolamento” nas visitas domiciliares, ligações e até denúncias de vizinhos sobre a pessoa infectada que não deixa de circular pela rua e que a “Unidade de Quarentena” vem para auxiliar a resolver.

“A unidade de quarentena complementa o trabalho de enfrentamento e de contenção da transmissão do vírus entre positivados e familiares. Temos muitos casos de contaminação entre pessoas do mesmo círculo familiar. Já na primeira visita da equipe de Saúde ao positivado, se for constatada necessidade de um alojamento adequado para o cumprimento da quarentena, ele já vai ser informado e poderá optar pela estadia na nossa unidade de quarentena”, complementou.

Multa

Araraquara já conta com dispositivos legais para cobrar o cumprimento da quarentena. Na última semana, 43 autos de infração envolvendo positivados e familiares próximos que desrespeitaram a isolamento obrigatório foram encaminhados ao Ministério Público do Estado de São Paulo.

O valor da multa para a pessoa física que descumprir a quarentena é de R$ 120,58.

O infrator ainda pode ser responsabilizado criminalmente com base no Artigo 268, do Código Penal, que prevê penalidades a quem desrespeita a determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

G1

COMENTÁRIOS