A Secretaria Estadual da Saúde divulgou dados que apontam que o Hospital Estadual e Hospital de Base de Bauru já afastaram 880 profissionais da saúde das unidades por contaminação da Covid-19 desde o início da pandemia, três colaboradores morreram.
Os dois hospitais são geridos pela Secretaria Estadual de Saúde, mas apenas o Hospital Estadual recebe pacientes da Diretoria Regional de Saúde (DRS) VI, que abrange a região de Bauru e atende 68 municípios.
Segundo a secretaria, o Hospital Estadual, que conta com 60 leitos de UTI para Covid-19, já afastou 490 colaboradores que testaram positivo dos 1.763 que atuam na unidade.
O hospital não registrou nenhum óbito de profissionais da saúde causados pelo coronavírus. Nesta sexta-feira (21), 12 colaboradores permaneciam afastados das suas atividades.
Já no Hospital de Base, que não tem leitos ativos para receber pacientes com Covid-19, já foram confirmadas três mortes de profissionais da saúde causadas pela doença, e 390 funcionários foram afastados após se contaminarem. Até esta sexta-feira, 15 estão estavam afastados do trabalho.
Diminuição do quadro de funcionários
De acordo com um levantamento feito via Lei de Acesso à Informação (LAI) em julho de 2020, o Hospital Estadual contava com 1.791 profissionais ativos. Isto é, 28 profissionais a mais do que o quadro atual de funcionários que consta nos dados da Secretaria de Saúde.
Em relação ao Hospital de Base, no mesmo período, a equipe contava com 1.240 profissionais, dado que demonstra uma diminuição de 22 colaboradores na equipe atualmente.
A secretaria afirma que está seguindo o protocolo de assistência e segurança das equipes e quando qualquer profissional apresenta suspeita da doença é afastado prontamente para se recuperar e evitar novas contaminações.
Acrescenta ainda que a Covid-19 normalmente afeta as pessoas infectadas por aproximadamente 14 dias e que os colaboradores recebem atendimento nas próprias unidades onde trabalham ou em qualquer serviço do SUS.
E completa dizendo que se solidariza com as famílias dos profissionais da saúde que perderam familiares para o coronavírus.
Em Bauru até esse domingo (23) foram registrado 42.193 casos positivos de coronavírus, destes, 38.166 são pacientes considerados curados e 834 morreram por conta da doença.
TVTem