A Polícia Civil está investigando quem é o responsável por ter aberto a válvula de um cilindro de oxigênio e esvaziado o seu conteúdo na noite de quarta-feira (2) na Santa Casa de Iacanga (SP). Um boletim de ocorrência foi aberto nesta quinta-feira (3) à pedido da diretoria da unidade.
O cilindro estava junto com outros sete em um espaço onde não há nenhum portão de segurança. Segundo o delegado que investiga o caso, Roberto Medeiros, tudo indica que foi uma ação criminosa.
O delegado disse ainda que há suspeita de que alguém entrou no local e abriu a válvula do cilindro intencionalmente, já que um cilindro demora cerca de três horas para ser esvaziado. O cilindro que foi esvaziado seria utilizado em pacientes no turno da noite do plantão na quarta-feira.
A Santa Casa precisou usar um cilindro de uma ambulância até que os plantonistas da fornecedora de oxigênio fizessem a reposição. Uma perícia técnica já foi solicitada. Conforme dito por Medeiros, vidas poderiam ser perdidas se a situação não fosse percebida a tempo.
De acordo com a polícia, os funcionários que estavam de plantão na noite de quarta-feira serão ouvidos e as imagens de câmeras de seguranças do hospital vão ser checadas para tentar identificar algum suspeito.
Por enquanto, a investigação está sendo apurada como "periclitação da vida e da saúde", que significa "expor a vida ou a saúde a perigo direto e iminente".
G1