Nesta semana, a Prefeitura de Marília, por intermédio do trabalho da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, lançou dois novos serviços digitais voltados para quem tem imóvel na cidade e para a população em geral: as plataformas “Meu Imóvel” e "Marília Digital", que oferece diversas informações e consultas referentes aos serviços públicos.
Entre as facilidades oferecidas com o “Meu Imóvel” o contribuinte, que antes tinha que se deslocar para atendimento presencial, passa a ter acesso a emissão de certidões virtualmente, sem sair de casa, utilizando para isso apenas seu cadastro no site. Estão disponíveis serviços como validação de certidão, certidão de cadastro imobiliário, certidão de valor venal, certidão negativa/positiva de débitos, consulta de viabilidade, consulta número de cadastro, recadastramento de imóvel, pesquisa de débitos, solicitação da 2ª via de carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e 2ª via de carnês referentes a parcelamentos.
“A nova ferramenta garante uma série de facilidades para a nossa população. É mais uma relevante etapa na busca por eficiência e na consolidação do trabalho em prol da nossa população. O prefeito Daniel Alonso entende que, com mais essa ferramenta, será possível avançar muito, tanto em qualidade, quanto em agilidade e também precisão”, afirmou o chefe de gabinete Levi Gomes.
Durante o lançamento, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, fez demonstrações e simulações de como utilizar o novo sistema, detalhando as facilidades das ferramentas e todos os serviços disponíveis.
“O importante é salientar que, a partir de agora, é possível acessar serviços e resolver questões sobre imóveis sem precisar sair de casa e com somente alguns cliques”, contextualizou.
Yamamoto salientou que a Prefeitura Municipal de Marília dá um passo importante no sentido de agilizar atendimentos e consultas.
“O prazo legal para a emissão das certidões continua sendo de 15 dias. Pelo fluxo de atendimento que possuímos, em média, as certidões eram emitidas no prazo de até seis dias. Contudo, agora, com o 'Meu Imóvel', as emissões serão simultâneas, inclusive para as seguintes certidões: negativa, positiva com efeito de negativa, valor venal do imóvel e valor venal territorial”, explicou.
O secretário da Tecnologia da Informação disse ainda que o processo de digitalização e modernização das ferramentas on-line oferecidas pela Prefeitura de Marília, para facilitar o acesso da população aos serviços, terá continuidade.
“Os próximos passos serão implantar o parcelamento digital e o pagamento digital, através do sistema PIX”, concluiu.O secretário municipal da Administração, Cassinho, ressaltou que a modernização no atendimento aos cidadãos é uma constante neste governo municipal e fez um retrospecto dos serviços online que vêm sendo ofertados à população de Marília pela atual gestão e também aos servidores municipais, a exemplo do sistema de distribuição de cestas básicas por QR code.
“Tudo isso garante e confere agilidade e celeridade”, considerou.
Os representantes do Legislativo presentes ao evento destacaram a governança comprometida e transparente da atual gestão e os avanços conquistados pelo município em prol da população e do desenvolvimento da cidade.
fonte:G1