Reuters- As colheitas de milho e soja dos Estados Unidos devem manter seu ritmo de velocidade recorde nesta semana, com algumas desacelerações devido às chuvas no sul da região Meio-Oeste, enquanto pouco estrago é esperado por conta das geadas em partes a noroeste da região, disseram meteorologistas nesta segunda-feira.
O Commodity Weather Group (CWG) estimou temperaturas baixas em Dakota, partes de Minnesota, oeste de Wisconsin e Iowa, mas disse que a maturidade da safra avançou devido ao plantio mais cedo nesta temporada.
"Isso vai causar um dano pequeno ao milho e à soja, mas nenhuma perda séria é esperada nesse ponto", disse o meteorologista da CWG, Joel Widenor.
Um clima favorável à colheita de milho e soja é esperado nesta semana ao norte do Meio-Oeste dos EUA, enquanto chuvas vão atrasar a colheita no sul, disse John Dee, meteorologista do Global Weather Monitoring.
"A parte norte está excelente com clima seco e temperaturas moderadas, mas chuvas até quinta-feira devem vir em quase todo Missouri e sul de Illinois, Indiana e Ohio", disse Dee.
Dee disse que chuvas de 1 a 2,5 centímetros podem ser esperadas ao sul do Meio-Oeste e devem desacelerar a colheita. "Porém, de sexta-feira até a próxima semana deve ficar seco com temperaturas moderadas em todo Meio-Oeste", o que vai impulsionar o progresso da colheita, segundo ele.
Chuvas leves nesta semana nas planícies dos EUA, região de trigo duro vermelho de inverno, vão providenciar a umidade necessária antes do plantio da safra, de acordo com Dee.
"Chuvas bem-vindas vão cair no leste na quarta e na quinta-feira e em toda a planície na sexta e no sábado", disse ele.
Dee disse que as chuvas não serão suficientes para eliminar as preocupações sobre a seca nos Estados de planícies, mas vão ajudar a aumentar a umidade do solo, enquanto produtores começam a semear a safra de trigo para colheita em 2013.
AMÉRICA DO SUL
Chuvas são esperadas nesta semana em grande parte da América do Sul, ajudando a impulsionar as semeaduras de safras 2013 de milho e soja. "Haverá chuvas decentes na maior parte da área", disse Dee.
O clima seco ao norte do Brasil levou a preocupações com o destino das semeaduras na maior região produtora de soja.
"O norte do Brasil teve chuvas no final de semana e mais chuva deve vir no final desta semana, então eles serão capazes de começar o plantio mais cedo, como no ano passado", disse Dee.