A Randon anunciou na tarde desta segunda-feira (10) a instalação de uma fábrica em Araraquara (273 km de São Paulo). A indústria prevê investimentos de até R$ 500 milhões e deve estar em pleno funcionamento em 2017.
"É um investimento na ampliação do modal ferroviário, um marco para o futuro logístico", diz, via assessoria, Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo, órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que dá suporte à instalação de empresas nas cidades paulistas.
A fábrica deve gerar cerca de 2.000 empregos no município. Entre as cidades avaliadas, Araraquara foi escolhida por ser um polo ferroviário e canavieiro, contando com uma infraestrutura adequada, com acesso por ferrovia e rodovia.
Segundo a empresa, outro fato relevante na escolha do local da nova unidade é a vocação do Estado para o plantio de cana-de-açúcar. A Randon produz, hoje, semirreboques canavieiros no Rio Grande do Sul, mas o Estado não possui safra representativa de cana.
Por isso, a empresa optou por passar a fabricar esses implementos rodoviários em São Paulo.
A iniciativa da Randon integra o já anunciado plano de expansão e desenvolvimento 2012/16 da empresa, de R$ 2,5 bilhões, que prevê parte dos investimentos em expansões e novos negócios.
O conglomerado Randon teve início em 1949 e atua no segmento de transporte.