Offline
Começa segunda em Taquaritinga semana de incentivo aos pequenos negócios
Economia e Negócios
Publicado em 20/02/2015

Ação conjunta concentra atendimento e orientação gratuita para quem está na informalidade ou para aqueles que precisam regularizar documentação e melhorar gestão da empresa

sebrae

Donos de pequenos negócios informais e Microempreendedores Individuais (MEIs) de Taquaritinga que ainda não emitiram a Declaração Anual de rendimentos de 2014 terão uma semana dedicada à informação e orientação gratuitas para resolver sua situação. O Sebrae Móvel, a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo concentrarão atendimento de 23 a 27 de fevereiro na Rua Campos Sales, 408 (antigo Clube Imperial), das 10h às 16h.

A ação do Sebrae-SP em parceria com Prefeitura Municipal e Associação Comercial de Taquaritinga e Caixa Econômica Federal é facilitar o acesso à formalização e a abertura de novos negócios com mais praticidade, agilidade e segurança. Para isso, os donos de negócios que atuam na informalidade, os interessados em abrir uma empresa própria e também os Microempreendedores Individuais (MEIs) e donos micro e pequenas empresas já estabelecidas poderão procurar os serviços do Sebrae Móvel, da Sala do Empreendedor e Banco do Povo, disponíveis durante o evento num mesmo local. 

Inaugurada em outubro do ano passado no município, a Sala do Empreendedor de Taquaritinga é um espaço que funciona integrado a outros serviços públicos no antigo Clube Imperial da cidade. O processo de formalização, por exemplo, é ágil e simples e costuma ser concluído em no máximo três dias no local.

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Daniel Palácio, muitas empresas acabam fechando as portas ou se mantendo na informalidade por falta de informação, planejamento e visão antes de investir num novo empreendimento. As dificuldades, segundo ele, aparecem em diversas áreas da gestão empresarial, como elaborar um bom plano de negócios; controle financeiro; precificação; divulgação e marketing; relacionamento com equipe de trabalho, consumidores e clientes, entre outros desafios comuns do dia a dia de quem opta por abrir o próprio negócio. 

“A Sala do Empreendedor é uma forma de garantir esse atendimento mais próximo, facilitando o acesso à informação, agilizando o atendimento e os serviços essenciais para fomentar os negócios locais e contribuir com o desenvolvimento do município”, destaca Palácio.

A Lei do Microempreendedor Individual, criada em 2008, facilitou o acesso ao mercado empresarial para quem está começando um negócio próprio. Possibilita que o dono de um negócio informal se legalize e tenha garantias como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), emissão de nota fiscal, mais disponibilidade de crédito e financiamento bancário e maior acesso ao mercado, além de direitos garantidos pela Previdência como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Para ser MEI, o empresário precisa faturar até R$ 60 mil (bruto) por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, cabeleireiros, manicures são alguns exemplos de atividade que se enquadram no MEI.


SERVIÇO

Semana de incentivo aos pequenos negócios em Taquaritinga

Data: 23 a 27/02
Atendimento gratuito: segunda à sexta-feira, das 10h às 16h
Local: Sala do Empreendedor
Endereço: Rua Campos Sales, 408 (antigo Clube Imperial)
Informações: Sala do Empreendedor (tel: 3253-2116) e Associação Comercial (tel: 3252-2811)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!