46 mil chaves Pix vazaram após uma falha de segurança no sistema de uma instituição de crédito, informou o Banco Central (BC) do Brasil. Mas, ainda de acordo com o BC, o vazamento não expôs dados sensíveis – por exemplo: saldo, senhas e histórico de movimentações.
Para quem tem pressa:
* O Banco Central (BC) do Brasil informou o vazamento de 46 mil chaves Pix por conta de “falhas pontuais na segurança” da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor. Mas o vazamento não atingiu dados financeiros sensíveis;
* As informações vazadas incluíam CPFs, nomes, números de agência e conta. A instituição de crédito informou que esses dados não permitem movimentações financeiras;
* A empresa vai notificara os afetados sobre o incidente apenas por meio do seus aplicativo e internet banking. O BC ressaltou que os clientes com chaves Pix vazadas não serão contatados por SMS, telefone, e-mail nem aplicativos de mensagem;
* Este incidente marca o sexto vazamento de dados cadastrais reportado desde 2021. O Banco Central informou que vai apurar o caso e aplicar sanções conforme necessário.
As chaves Pix vazadas eram vinculadas à Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor. Segundo o BC, informações cadastrais (CPFs, nomes, agencia, número e tipo de conta) vazaram. De acordo com a instituição de crédito, não dá para movimentar recursos com esses dados.
O vazamento ocorreu por “falhas pontuais na segurança” dos sistemas da instituição, cujo aplicativo e internet banking – e apenas estes – avisarão os usuários afetados. O BC ressaltou que os clientes com chaves Pix vazadas não serão contatados por SMS, telefone, e-mail nem aplicativos de mensagem.
O Banco Central também informou que vai apurar o caso e aplicar as sanções previstas na regulação. Este foi o sexto vazamento de dados cadastrais desde 2021 – dá para conferir as instituições afetadas no site do BC.
Olhar Digital