Offline
Pedágios devem subir até 4,99% a partir de domingo
28/06/2012 16:31 em Brasil

 

Novos valores passam a ser cobrados pelas concessionárias de transporte e de rodovias
 
A partir da 0h de domingo, 1º de julho, as tarifas das praças de pedágios devem subir até 4,99%, enquanto as dos ônibus interestaduais e internacionais terão reajuste de 2,770%. O aumento das passagens foi publicado na edição de quarta-feira (27) do Diário Oficial da União, mas o das tarifas de pedágios ainda depende de definição.
 
O aumento das tarifas pode ir de 4,26% a 4,99%, dependendo do índice a ser aplicado. É que a Secretaria estadual de Logística e de Transportes não tinha definido até quarta-feira à noite  qual será o indicador.
 
Segundo a assessoria de imprensa da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que regulamenta as concessionárias de estradas, o índice pode ser definido até amanhã, sem invalidar o reajuste a partir da 0h do domingo (1º).
 
Variação
 
Conforme decisão do governo, a partir deste ano o reajuste das tarifas passa a ser aplicado de acordo a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
 
No entanto, no fim de maio o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, disse, em entrevista, que o reajuste poderia voltar a ser aplicado a partir da variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).
 
"Estamos estudando, fazendo projeções de um e de outro (indexador). Ou fazer um mix, ou uma compensação, ou aplicar o mais barato. Vamos dar uma olhada, direitinho, mas, em breve, vamos analisar. É tudo o que posso antecipar. Nós ainda estamos em uma fase de negociação", disse Abreu Filho, durante a entrevista em maio.
 
Se a escolha for pelo IGP-M, o reajuste será menor porque o acumulado entre maio último e junho do ano passado soma 4,26%. Já pelo IPCA, o acumulado no mesmo período totaliza 4,99%.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!