Offline
Acusado de desviar milhões em SP, ex-juiz Nicolau é solto
03/06/2014 12:16 em Brasil
'Lalau' estava preso desde 2000 e deixou penitenciária após ordem judicial. Aos 85 anos, ele foi beneficiado pelo indulto pleno implantado em 2012.
O ex-juiz saiu com os vidros do carro fechados e não falou com a imprensa.

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como "Lalau", de 85 anos, acabou de deixar a Penitenciária 2 (P2) de Tremembé, no interior de São Paulo, onde estava preso desde março de 2013.
 
Lalau foi beneficiado pelo indulto pleno assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012. O documento concede liberdade para presos com mais de 60 anos, que cumpriram mais de um terço da pena e que se encontram com problemas de saúde.
"Agora ele vai continuar se defendendo.  Ele cumpriu toda a pena e está com estado de saúde abalado, afirmou Celmo Pereira, advogado do ex-juiz. Celmo chegou ao predído às 10h30 e saiu com Nicolau às 10h50. Na saída, o ex-juiz saiu com os vidros do carro fechados e não falou com a imprensa.
 
Caso
O ex-juiz do trabalho foi condenado por desviar cerca de R$ 170 milhões da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo na década de 1990. Ele era, na época do desvio dos recursos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP).
 
"Lalau" está preso desde dezembro de 2000 e, segundo sua defesa, se locomove com ajuda de cadeira de rodas, tem problemas de coração e está em depressão.
No começo de 2007, o ex-juiz conseguiu que a Justiça o autorizasse a cumprir a pena em prisão domiciliar, alegando depressão. O benefício, porém, foi cassado em março do ano passado. Desde então, ele estava detido em Tremembé.
Para ganhar liberdade, o ex-juiz aguarda que o alvará de soltura chegue ao presídio. A expectativa é que ele deixe a P2 nesta terça-feira (3). "Ele deve sair amanhã [terça] à tarde. Inicialmente apenas eu vou acompanhá-lo na saída", disse Celmo Márcio de Assis Pereira, advogado do ex-magistrado.
 
G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!